domingo, 22 de janeiro de 2012

A BALLIZA

Uma boa BALIZA pode ser o toque de classe na apresentação de uma Banda ou Fanfarra. Mas, mesmo que seu desempenho seja impecável, se sua atuação não for integrada ao todo, poderá ter efeito negativo a parte musical.
O conteúdo da apresentação: antigamente, a apresentação de uma BALIZA era basicamente ATLÈTICA; o seu perfil era de uma ginásta de solo. Posteriormente, as coreografias foram mais elaboradas e começaram a incorporar elementos do Ballé, Expressão Corporal, outros tipos de dança e a Ginástica Rítmica com seus aparelhos tão vistosos.
Assim, o perfil de uma BALIZA hoje é o de alguém que consegue ser ao mesmo tempo, uma "ATRIZ" completa com elementos de Dança, Ginástica, Habilidades com aparelhos e expressão corporal .
Claro que cada uma tem um talento dirigido para sua área e devemos respeitar, pois cada um tem um físico!
Em relação aos concursos, o importante é que tudo o que for feito pela BALIZA esteja integrado á apresentação musical da Banda ou fanfarra. Isso pode parecer simples num primeiro momento, mas, para que aconteça realmente, precisa de um cuidado especial na elaboração de sua coreografia.
Com um simples exemplo, pode-se compreender o que seria essa integração ou a falta dela: é comum, em trechos musicais lentos e suaves, onde a música convida à reflexão, as BALIZAS execultam sequências, que pela habilidade e expressividade, levam o público quase ao delírio, junto quando ele deveria estar ouvindo a banda. Ás vezes,o entusiasmo provocado no público por uma BALIZA é tamanho que sua ovação chega a encobrir o som da música.
Todos desejam seus instantes de glória,mas ,para isso,não é preciso encobrir o trabalho dos outros.
Basicamente,para se ter equilíbrio entre coreografia e música, pode-se utilizar os trechos lentos e em piano para sequência que enfatizem  as habilidades expressivas da BALIZA;  já as habilidades da Ginástica e da Dança precisam, normalmente, de trechos mais rápidos, ou fortes.
Quando mais bem-cuidada for essa relação, tanto maior será o impacto expressivo sobre o público.










RAÇA,GARRA E DETERMINAÇÃO

Temos sonhos e perspectivas, confiamos em nossas próprias mãos, no suor que corre em nossos rostos. Nós somos heróis que lutamos, competimos e superamos a nós mesmos. Quando entramos dentro de quadra nada é impossível para nós, lá dentro nos tornamos especiais. Diante de tudo isso percebemos que temos uma capacidade muito grande, basta usarmos nossa alto-suficiência e exibir com orgulho: NÓS AMAMOS FANFARRA. 

JULGAMENTO DA BALLIZA

O primeiro passo de uma baliza é ler o regulamento da competição e ver em quais quesitos será avaliada e como será avaliada. O grande problema encontrado nas balizas é que apenas começam a montar a coreografia sem ter nada a ver com os critérios exigidos, ou acabam dançando demais ou fazem muitas acrobacias e esqueçem da real função da mesma.

Uma baliza é avaliada nos segiuntes critérios e ordem: Coreografia, Movimentos Acrobáticos, Uniforme e Garbo, Dança e Elementos. A Coreografia, consta no espaço utilizado para os movimentos, se os mesmos estão de acordo com o som dos instrumentos musicais e criatividade nos movimentos. Os Movimentos Acrobáticos, são avaliados conforme a Ginástica Rítmica, acrobacias bem feitas e criatividade na realização das mesmas. Uniforme e Garbo, a belezado uniforme não conta, mas é claro que ajuda e muito, o importante é ter uma roupa que lhe dê facilidade nos movimentos e não atrapalhe na execução dos materiais. Dança e Elementos, são baseados na Ginástica Rítmica Desportiva - GRD, utilizando todos os materias, como corda, massas, fita, bola, arco e bastão.

Eu sempre achei maravilhoso a dança com a fita, porém acho que seja um dos materiais mais complicados de lidar. Todos os materiais na verdade me facinam, e unindo com a dança e o som criado pelas batidas do tambor não tem como não atrair a atenção do público para você. ainda mais se a dança for interpretada com raça, com vontade e principalmente amor pelo que você está fazendo. A Baliza está ali para mostrar sua Fanfarra e encantar a quem olha.





GRAÇA E BELEZA






A Baliza é formada por um conjunto de dotes atísticos, um deles é a "GRD - Ginástica Rítmica Desportiva, que desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que são trazidos através de expressões pessoais...

UNIFORME







                                                                                 




O uniforme é muito importante em uma apresentação, pois mostra todo o glamour da banda ou fanfarra, sendo que a beleza do uniforme pouco conta na hora do julgamento. Em um julgamento o importante é ter igualdade em todo o grupo, tanto como o corpo coreográfico, como a baliza, o mór e o corpo instrumental. Os pequenos detalhes são importantes e devem ser cuidados.

EU VOU SEGUIR..


BALLIZA




ACREDITE SEMPRE QUE SEUS SONHOS POSSAM SE REALIZAR...


 Bαlizα é αquelα Que hoje fαz movimentos que um diα 
pensou que nuncα conseguiriα, que conquistα o publico, que superα α dor
de segurαr umα lαgrimα quαndo pensα em desistir de αlgum movimento, que
sonhα em sempre ser melhor... Que demostrα com α dαnçα o que α musicα 
quer mostrαr.. Isso sim é ser BαLIZα




Bαlizα não e ser ginαstα, não é dαnçαrinα Bαlizα é αquelα junção de simpαtiα 
com coreogrαfiα..




Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de criticar, conheça. E antes de desistir, tente..




 baliza é αquelα que αgrαdece os αplαusos do publico Que enquαnto
α bαndα tocα tem O dever de mostrαr α αlegriα De cαdα um Integrαnte
dα suα bαndα Com levezα, posturα, dedicαção É muitα, muitα pαixão 
pelo que fαz...